segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A Igreja de Cristo – Laodicéia

Saudações, amigos da liga do bem...

Tudo bom com vocês?

Comigo anda tudo muito bem, graças a Deus.

Enfrentei o desafio que estava diante de mim, sentindo a presença de Deus comigo. Nunca me senti tão calmo e feliz!

Como eu disse pra vocês, nos últimos dias eu vinha enfrentando uma grande luta, espiritualmente falando, pois percebia os ataques do Inimigo contra minha mente, mas desta vez eu estou dentro da Graça de Cristo. E Ele me prometeu que Estaria lutando minhas lutas, pois esta era uma batalha Dele, não minha.

Agora, tenho plena certeza de que estes dilemas estão terminando em minha vida, e eu vou encontrar meu Reobote. Só falta outra área...

Mas, por enquanto, vou continuar com a missão que o Espírito Santo me deu, que é a de trazer para vocês o que Ele me revelou sobre as profecias que estão nas Sagradas Escrituras.

Até porque sinto que o tempo urge, e eu preciso passar meus conhecimentos e entendimentos para vocês. Prova disto está na crise financeira que os EUA e, por conseqüência, o mundo atravessa.

E hoje, finalmente finalizando a série sobre “A Igreja de Cristo” através do estudo profético sobre as sete igrejas da Ásia, vou falar sobre a igreja de Laodicéia, igreja que ocupa a posição de ser a quarta filha do casamento misturado.

Para tanto, peço atenção no texto que se segue.

Apocalipse 3:14-22:
14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Hoje, diferente do que vinha fazendo, não vou falar muito de história. Só vou fazer uma breve introdução, para que você entenda o que esta profecia fala. E para tanto, vamos voltar aos anos 60 e 70 do século passado. Pois, nestas duas décadas, a sociedade passou por uma série de transformações.

Os EUA iniciaram uma série de discussões internas, motivadas pelas minorias, com o intuito de que fossem reconhecidos seus direitos sociais. (Louvado seja Deus, por ter trazido a Terra o pastor Martin Luther King) E tais lutas repercutiram no mundo todo.

Porém, como tudo tem dois lados, essas discussões sociais trouxeram a baila uma série de comportamentos sociais como o pansexualismo (o famoso movimento GLBTS), a busca pelos “conhecimentos da sabedoria oriental”, movimento Nova-Era, Hippies... Os praticantes destes tipos de comportamentos e ideologias começaram a exigir que suas práticas fossem aceitas pela sociedade como “comportamentos aceitáveis”.

E mais uma vez, todas estas ideologias adentraram para dentro da igreja cristã, criando um novo tipo de apostasia. E tal apostasia criou um momento histórico conhecido também como “A Era das Igrejas Mornas”. Era esta que vivemos hoje em dia...

E agora, vamos a parte exegética.

{Nota do Cavaleiro: Daqui da frente, eu vou escrever coisas que podem ofender a certos indivíduos e grupos. Contudo, não estou fazendo apologia de nada. Simplesmente estou falando o que a Sagrada Escritura diz. Caso a carapuça caia em você, vá se entender com o Espírito Santo, pois foi Ele que inspirou João e escrever o Apocalipse.}

A palavra grega que deu origem ao nome Laodicéia significa “o povo reina”. O próprio nome desta igreja mostra que ela tem um sério problema com relação a sua espiritualidade e reconhecimento da autoridade Divina sobre sua vida.

No versículo 14, Jesus se apresenta como o Senhor da Igreja, afirmando que é Ele que comanda a Igreja, não seus membros, como os laodiceanos imaginavam, e os apóstatas hoje em dia acham.

Percebam que, diferente das outras seis igrejas, esta igreja não recebeu nenhuma menção honrosa. Aliás, nos versículos 15 e 16, o Senhor a critica, fazendo um trocadilho sarcástico.

A antiga cidade de Laodicéia recebia água de sua vizinha Hierópolis, que era uma estação de águas termais que existe até hoje, só que, agora com o nome de Pamukkale. Esta água vinha através de um aqueduto aberto. E sua origem era das fontes de água quente que estavam em Hierópolis. Assim, quando ela chegava na cidade, ela chegava morna. Muito fria para ser usada no banho, por exemplo, e muito quente para ser refrescante. Ou seja, até ser aquecida ou resfriada, ela não prestava para nada. E Jesus comparou os crentes desta igreja a esta água, pois para Ele, estes eram imprestáveis!

Os laodiceanos afastaram o Espírito Santo de suas vidas, criando, para si um ritual de “forma sem substância”. E detalhe: eles não se importavam com isso! Estavam felizes com sua religião de nenhum compromisso e nenhuma responsabilidade. Tal afirmação é feita no versículo 17.

(A partir de agora, o chicote vai estralar...)

Caso vocês perceberam, tornou-se um fenômeno, nos últimos anos, o surgimento de igrejas com esta característica. Elas se parecem uma igreja e até fazem algumas coisas que uma igreja faz.

Contudo, se você tiver um pouco de discernimento espiritual, perceberá que o Espírito Santo não passa nem na porta destas igrejas, e se você conhecer um pouquinho da Sagrada Escritura, também perceberá que o Evangelho não é pregado nelas. O que tem é palestras, simpósios, seminários...

Parece até que, em vez da Bíblia, eles usam os livros do Roberto Shinyashiki, ou do professor Marins, dada a quantidade de pregações formulando estratégias para obter sucessos nas mais diversas áreas da vida. Mas, em nenhuma delas, você ouve falar do maravilhoso dom da graça de Deus, e sim de técnicas de “mentalização”, ou de “pensamento positivo”.

{N. C.: Se você é um daqueles que leu, ou viu, aquela porcaria do “O Segredo”, fica sabendo que aquilo é balela! Tem um grande amigo meu que quase foi a falência, sendo vítima de charlatões que lhe venderam aquelas idéias.}

Embora elas aparentem ser ricas, materialmente falando, sua condição espiritual é de pobreza.

No versículo 18, Jesus traz um conselho para esta igreja. Contudo, este conselho vem dentro de outro trocadilho.

Assim como eu disse sobre essas igrejas apóstatas que temos hoje em dia, a cidade de Laodicéia, assim como seus cidadãos eram extremamente ricos.

Esta cidade era um importante centro bancário e comercial, como também era famosa pela lã negra produzida ali, bem como por um colírio que suavizava os efeitos do esforço ocular que o astigmatismo causa.

Ou seja, seguindo o modo de vida da cidade, os membros desta igreja eram ricos (pelo dinheiro), bem vestidos (pela sua brilhante lã negra) e conseguiam ver as melhores oportunidades de negócios e ganhos (mundanamente falando). Mas espiritualmente, eram pobres, nus e cegos.

Percebendo tais defeitos neles, Jesus os aconselha a comprar das vestes brancas e colírio, espiritualmente falando, para que eles despertassem de sua condição de pobreza, nudez e cegueira espiritual, que os impedia de ter o melhor das coisas de Deus, bem como a perspectiva da vida eterna.

Como Jesus mesmo afirma no versículo 19, Ele faz isso, pois castiga e repreende aos que ele ama, razão pela qual Ele convida os membros desta igreja ao arrependimento, e ao retorno ao estudo verdadeiro da Sagrada Escritura, bem como a busca pelo Espírito Santo.

E como eu já comecei a explanar alguns parágrafos anteriores, esta igreja ainda existe no século XXI. E se prolifera mais que erva daninha. Virou mato, como diria meu irmão.

Cansamos de ver igrejas que promovem congressos empresariais, almoços com profissionais liberais, terapias disto e daquilo, e se esqueceram da pregação do verdadeiro Evangelho!

Oferecem para os seus membros um ritual vazio, e deixa-os fracos em seus espíritos. E o pior que muitos destes são felizes com este modo de vida!

Mal sabem eles que o surgimento deles no modo mundo é um dos sinais da segunda vinda, pois como está escrito no versículo 21, Jesus está na porta e bate, e deseja que nós partilhemos da mesa com Ele.

Ou seja, Ele está voltando! Está batendo na porta! Maranata! Aleluia!

Como ele mesmo diz no versículo 21, ele ainda dá aos laodiceanos a oportunidade de viverem com ele. Ou seja, até o arrebatamento, eles têm chance de reconhecerem seus pecados, mudarem seus caminhos, e entrarem no céu, nem que sendo os últimos. Mas vão receber todos os direitos e benesses que os que receberam tal recompensa antes dele.

E, sabe meus amigos, eu sei bem do que fala esta carta. Permita-me relatar uma experiência pessoal.

Lembram, quando eu falei da igreja de Sardes, que eu falei sobre um problema que aconteceu na minha igreja, mas que eu preferia falar sobre aquela história quando estivesse falando sobre Laodicéia? Pois bem. Vou contá-la para vocês.

Eu sou membro de uma igreja protestante tradicional, ou seja, uma legítima herdeira de Sardes. Logo quando eu ingressei nela, esta igreja apresentava uma onda de crescimento maravilhosa, principalmente no grupo dos jovens.

Tínhamos, aproximadamente 500 membros, sendo aproximadamente a metade deste número de jovens. E éramos uma igreja extremamente ativa. Realizávamos constantes acampamentos, intercâmbios, retiros, trabalhos de evangelização. Estávamos nos comportando como se fossemos uma igreja Éfeso, mas que aparentava, para outras comunidades, sermos uma Filadélfia.

Porém, como eu já disse em algumas postagens anteriores, o Inimigo não suporta ver a Igreja de Deus marchar e fazer a diferença no mundo. E logo, ele começou a atuar dentro da minha igreja também.

E da seguinte forma: dentro desta “onda de crescimento” que estava acontecendo, ingressaram, por meio do trabalho evangelístico que era realizado, alguns jovens. (Eu não vou dar nome aos bois, porque estou fazendo como Cristo, quando este falava por parábolas.)

Estes caras entraram na comunidade, e utilizando extrema habilidade política, eles ganharam a confiança da liderança da igreja (digo dos pastores e conselhos de presbíteros mesmo). E assim, eles logo assumiram a liderança do grupo de jovens da igreja e começaram a fazer valer suas idéias sobre o que um “grupo de jovens”.

Nossos acampamentos perderam sua espiritualidade; os intercâmbios viraram festas (regadas a muita bebida alcoólica, por sinal); os retiros deixaram de ser feitos; os trabalhos de evangelização começaram a se tornar uma “pesca em aquário”, pois o nosso testemunho começou a ser colocado em escândalo diante do mundo e com isso não atraímos mais pessoas perdidas no mundo querendo conhecer a Cristo, já que até fotos destes jovens bêbados em festas de “micareta” foi publicado no jornal de maior circulação dentro da cidade.

Quando teve a chance de agir para impedir a ação destas “sementes de joio” dentro da plantação, a liderança da igreja, demonstrando uma tremenda cegueira espiritual, apenas deu “um puxão de orelha”, e não retirou estes jovens dos cargos de liderança que eles possuíam dentro do grupo dos jovens.

Tal atitude, por parte da liderança da igreja, fez com que o grupo dos jovens praticamente se “extinguisse” dentro da igreja. Toda uma geração de jovens se perdeu. Alguns mudaram de comunidade, outros caíram no mundão mesmo. Não querem mais saber de lutar pela causa de Cristo. E isto porque muitos deles são filhos ou netos de membros do próprio conselho de presbíteros.

{N.C.: Até mesmo eu me perdi, pois depois desta medida, me desencantei com a igreja, e comecei a andar com gente pior que estes caras, traidores que se dizem “servos de Deus”, comecei a freqüentar certos tipos de festas que eu nunca iria... Até com uma prostituta eu namorei!}

É até deprimente, muitas vezes, ver o que a nossa igreja se tornou, e o que ela foi no passado. E tudo isto aconteceu porque nós não buscamos, em Deus, que é o doador do Espírito Santo, a unção para nos livrar da cegueira espiritual que ainda existe no nosso meio. E isto muito me entristece.

Mas, eu busco em Deus, o perdão Dele, e faço sempre que posso este tipo de alerta, que eu entendi que seria melhor falar dele quando estivéssemos falando de Laodicéia dada a péssima condição espiritual desta igreja. E eu oro para que Deus, o mais breve possível, libere nossos líderes da cegueira espiritual que os afeta.

A Parábola da Rede descreve como as coisas ficarão para aqueles que ignoram o chamado de Cristo. “Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes”. (Mat 13:49-50).

A Carta de Paulo aos Colossenses também traz idéias similares a este texto profético. Destalhe: Colossos ficava poucos quilômetros ao sul de Laodicéia.

Bem, meus amigos, eu vou ficando por aqui. Estou, analisando esta crise na economia dos EUA, pois acredito que ela tem natureza de cumprimento de profecia.

Mas antes de falar mais sobre ela, eu vou fazer a conclusão sobre este estudo, que virá na próxima postagem.

Fiquem na Paz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário