segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Igreja de Cristo – Tiatira

Saudações, amigos da liga do bem...

Tudo bom com vocês?

Tirando um mal estar que me deu, estou muito bem, graças a Deus.

Hoje eu vou continuar com a série sobre “A Igreja de Cristo” através do estudo profético sobre as sete igrejas da Ásia.

Após o breve interlúdio que fiz, onde dei uma breve explicação sobre meu entendimento sobre estas profecias, vou falar sobre a primeira das quatro filhas do casamento misturado entre o paganismo romano e o cristianismo primitivo.

E a primeira é a igreja de Tiatira. Para tanto, peço atenção no texto que se segue:

Apocalipse 2:18-29:
18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Eu gostaria de começar com a parte exegética novamente, mas como fiz na postagem sobre Pérgamo, vou ter que novamente, falar sobre a história da humanidade. Então vamos lá:

Lembram que eu falei como foi a criação da Igreja Católica Apostólica Romana, e a relação de tal com a profecia sobre a Igreja de Pérgamo, não é mesmo?

Pois bem. O cristianismo se tornou a religião oficial do império romano quando Teodósio I assumiu o poder. Ele fez isso numa tentativa de não perder as receitas decorrentes das doações e ofertas que os cidadãos romanos faziam aos templos pagãos. Digo faziam, pois nesta altura do campeonato, a maior parte da população do império era cristã. Embora que um cristianismo mentiroso, pois muito dos ritos e crenças pagãos foram “adaptados” sob uma nova roupagem “mais cristã”.

Assim, no lugar de “deuses” foram instituídos os “santos católicos”. Do culto da “mãe/filho” surgiu o marianismo... E por aí vai...

A instituição do cristianismo como religião oficial do império romano coincidiu com o declínio dele.
As tribos bárbaras ao norte da península itálica, que foram dominadas por muito tempo (como os germanos, gauleses, visigodos, vândalos, etc...) começaram e retomar seus territórios perdidos, e invadir a península itálica.

E por fim, em 476 d.C., os germanos, sob o comando de Odoacro, invadiram Roma, o que ocasionou o fim do próprio império romano.

E bem, a igreja não foi afetada por estes ataques bárbaros. E com o fim do império, ela se tornou a única instituição capaz de por ordem na zorra que se tornou a Europa neste período.

E assim, ela ganhou força, e colocou o ocidente numa completa ignorância por mais de mil anos, num período que chamamos de “Era das Trevas”.

Período este que só terminou no século 16, com o renascimento e a reforma protestante.

Agora, concluída a parte da história, vamos a parte exegética.

Tiatira significa “sacrifício contínuo”. A igreja católica tem como seu principal símbolo o “crucifixo”, onde está Jesus crucificado, sofrendo seu martírio em nome da humanidade. Contrariando a própria Bíblia, pois Paulo, João, Pedro, Tiago e Judas nos ensinam, através de suas epístolas, que Jesus foi o sacrifício perfeito e também RESSUSCITOU!

Pode parecer bobagem, mas diferente do que é pregado nas igrejas evangélicas, o sacramento da eucaristia, para os católicos, é se alimentar do corpo e sangue de Cristo, fisicamente falando, que se transubstituiu-se na hóstia consagrada. Ao contrário de nós, que fazemos isto, em memória Dele, para anunciar a Sua Volta.

Ou seja, embora ela se diga cristã, ela nega a ressurreição de Cristo, uma vez que seus sacramentos não remetem o homem a viver uma vida plena, sob a Graça que somente o Senhor pode nos dar.

A tudo isto que explanei agora, podemos remeter ao versículo 19, pois nele Jesus afirma que conhece as qualidades de Tiatira, e que as obras dela eram maiores que no começo.

O que vou falar agora pode soar como heresia e ultraje pra muito evangélico, mas somente graças à igreja católica é que o cristianismo hoje é conhecido no mundo todo, e se tornou a maior religião do mundo em número de adeptos. Tudo bem que um cristianismo deturpado, mas que pelo menos anunciou o nome Dele.

E Jesus reconhece este esforço.

Porém, no versículo 20, ele começa, como diria Silas Malafaia, a “descer o reio”.

Neste versículo, ele diz que esta igreja tolera Jezabel, e permite que ela ensine e engane os servos dele, fazendo com que eles se prostituíssem e comessem dos sacrifícios da idolatria. Para entender o que Cristo quis dizer, é necessária outra aula de história.

Lembram-se do que falei do culto da mãe/filho?

Pois bem. Esta doutrina religiosa, também conhecido como culto a “Rainha do Céu” teve sua origem nos tempos da fundação de Babilônia, ou melhor, da construção da Torre de Babel.

Ninrode, homem que idealizou a construção da torre, e fundador da cidade de Babilônia, casou com uma mulher chamada Semíramis. Eles tiveram um filho chamado Tammuz.

Contudo, ela odiava ao marido e mantinha uma relação incestuosa com Tammuz, e corrompeu este para que ele matasse o pai. Após a morte de Ninrode, ela começou a dizer que Tammuz era, na realidade, “filho do deus-sol” e que sua concepção ocorreu de forma sobrenatural, haja vista que, segundo ela nunca havia mantido relações sexuais com Ninrode.

Com a deflagração desta mentira, houve o surgimento da primeira religião falsa sobre a face da terra. O famoso culto da mãe-filho.

Prosseguindo com esta lenda, certa vez, enquanto caçava, Tammuz foi morto por um animal selvagem. Semíramis praticou luto por quarenta dias, e segundo a mesma lenda, após o pranto da mesma, o rei Tammuz foi levantado dos mortos e levado à companhia de seu verdadeiro pai, o deus-sol.

Assim, em decorrência desta lenda, foi criado na antiga mesopotâmia um culto celibatário e o seu sacerdote principal foi declarado infalível (Isto te lembra alguma coisa?).

A Ladainha (lamento dos 40 dias), a acha de Yule, a árvore sempre-verde (árvore de Natal), o visco (as guirlandas), os pãezinhos com cruz (hóstias) e as representações do nascimento de Tammuz (presépios) eram usados nos rituais que comemoravam o nascimento do mesmo, e assim teve início o culto da mãe/filho.

Este falso culto se alastrou por todo o mundo antigo. Todas as civilizações, de uma forma ou de outra, o incorporaram a suas práticas religiosas. A única exceção foi o povo israelita. Mesmo assim, muitas vezes os povos estrangeiros tentaram incorporar estas crenças no seio do reino de Israel. (Leiam os Livros de Juízes, os dois Livros de Reis, e os dois Livros de Crônicas).

Pode parecer bobagem, mas muitos povos têm o costume de construir presépios, por exemplo, mesmo não sendo cristãos.

Este falso culto chegou dentro do império romano por meio do paganismo romano, que era uma junção de várias crenças dos povos que eram conquistados.

E com o “casamento misturado” que ocorreu na igreja Pérgamo, adaptaram, erroneamente, este falso culto às pessoas de Maria e Jesus Cristo, e o catolicismo mantém essa crença até os dias de hoje, sem nenhuma alteração. Aliás, o marianismo, que é como esta doutrina se chama, é um dos principais pilares da crença católica.

Quando Jesus profetiza contra Jezabel, na realidade, ele profetiza contra este culto da mãe/filho criado por Semíramis, pois é ele quem engana aos servos Dele, fazendo com que eles se prostituam (espiritualmente falando) e comam dos sacrifícios da idolatria (conselho para vocês, minhas amigas solteironas: Bolo de Santo Antonio é fruto de idolatria! Se você comer, vai estar fazendo a vontade do coisa-ruim. Quer um conselho pra desencalhar? Ore a Deus, e pára de ficar sonhando com homens que não existem, e abram-se para que os homens cheguem em vocês.).

Outra interpretação sobre esta Jezabel pode ser também a própria Jezabel que foi esposa do Rei Acabe.

Vou contar um pouco a vida e obra desta também. Ela era filha do rei da Fenícia, que se casou com Acabe como fruto de um tratado que ele assinou com o pai dela.

Esta criatura ficou conhecida pelos conselhos que dava ao seu esposo. Foi por influência dela que ele adquiriu, de forma fraudulenta e desonesta, uma vinha que desejava, e fez com que o dono da mesma fosse executado (A igreja católica utilizou-se de estratagemas similares para adquirir a riqueza que possui.).

A dita cuja também foi a patronesse de 400 que ela introduziu no reino do Norte para ensinar ao povo a fé Baha’li (crença em Baal), que foram mortos por Josué no famoso “Desafio do Monte Carmelo”. (ou seja, Jesus a vê como a promotora da infidelidade decorrente da idolatria que tentaram introduzir no reino do norte).

Não adianta torcemos ou tentarmos suavizar algo que é fato. Deus abomina a idolatria. E ele promete irar-se contra aqueles que a incentivam, como fez com a “Jezabel histórica”, que morreu devorada por cães.

As crenças católicas, com seus inúmeros santos, a quem muitos católicos fazem petições, e trabalhos sacramentais que os seus adeptos devem fazer para alcançar a salvação não têm sustentação bíblica, e negam a suficiência do sacrifício que Nosso Senhor realizou na Cruz.

Sabe como a igreja católica é chamada? “A religião mais”.

Jesus mais Maria. Graça mais obras. Escrituras mais tradição...

Isto é ordenança divina: Dar glória pelas obras de Deus a qualquer coisa, ou pessoa, é adultério espiritual. E será castigado com punição severa.

Nos versículos 22 e 23, o próprio Cristo nos revela que Ele mesmo castigará a Jezabel (o “dark side” da igreja católica, vamos assim dizer) e a todos aqueles que, dentro dela, se prostituem com suas ideologias e práticas contrárias a escritura. Ou seja, ele recompensará cada um destes segundo as suas obras. Aqueles que insistem em ser julgados por suas obras terão seu desejo atendido.

Infelizmente, a ênfase nesta questão de obras religiosas turvou a verdadeira mensagem do evangelho até o ponto de que alguns católicos terem passado por toda sua vida sem ter conhecido o Senhor em sua base pessoal.

E para o engano destes, o Senhor os julgará de acordo com o que se passa em seus corações.

Já no versículo 24, Jesus afirma que, para aqueles que em Tiatira não aceitaram tais doutrinas, não será colocada outra carga, ou seja, eles não terão que fazer mais nada para alcançar a salvação. Apenas reter o que aprenderam até a volta de Cristo. Ou seja, não se apegar a rituais e doutrinas.

Precisamos, todos nós (incluindo eu, inclusive) entendermos que não é por causa do banco que ocupamos ou das boas ações que praticamos que somos a Igreja de Cristo. Somos a Igreja Dele porque cremos pela fé que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1Cor 15.3-4), sendo o sacrifício perfeito.

Mas, mesmo aqueles que reconhecem ser salvos pela Graça, têm suas listas de fazer e não fazer. Estes (grupo do qual faço parte), muitas vezes, entendem que sua idéia de crente através da lealdade que mantêm a esta lista, julgando aos outros por quão bem eles seguem estes mandamentos.

Quando falhamos nos voltamos para a Graça de Deus, mas não nos sentimos completos até retomarmos nossa lista outra vez, e fazer o que sempre fazíamos.

Esquecemos que Graça mais obras é igual a obras. Os dois são como óleo e água, não se misturam. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça (Rom. 4:5).

A parábola que se assemelha à carta a Tiatira é a Parábola do Fermento, onde uma mulher misturou fermento em três medidas de trigo. O fermento, neste caso, representa o pecado, e três medidas de trigo representam oferta de amizade. (Ou seja, um presente maldito, como o cavalo de tróia).

A carta de Paulo aos Gálatas se encaixa também, e podemos resumir sua idéia nos três primeiros versos do capítulo 3 da mesma, que abaixo transcrevo.

1 Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?

É isto aí gente. Espero que vocês tenham entendido bem a mensagem de Deus para Tiatira, ou melhor, igreja católica.

Não fiz nenhuma apologia a nenhuma denominação religiosa. Estou apenas trazendo aquilo que está escrito na escritura, e situando aquilo que está lá profetizado com a história.

Se te escandalizo fazendo isto, peço perdão, mas a verdade deve ser dita.

Até breve, amigos, onde vou falar sobre a Igreja de Sardes (E vou tomar mais porrada...)

Fiquem na Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário