terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Igreja de Cristo – Sardes

Saudações, amigos da liga do bem...

Tudo bom com vocês?

Mesmo chegando no dia D de todo o meu dilema, estou muito bem, graças a Deus, pois sei que Ele está comigo em todos os momentos.

Sem falar, também, que eu estou escrevendo esta postagem em um 11/09. Data que mudou (sob aspecto secular, negativamente, mas profeticamente falando, positivamente) o mundo em que vivemos. Mas sobre isto escrevo outro dia.

Hoje eu vou continuar com a série sobre “A Igreja de Cristo” através do estudo profético sobre as sete igrejas da Ásia. E agora é a igreja de Sardes, igreja que ocupa a posição de ser a segunda filha do casamento misturado. Para tanto, peço atenção no texto que se segue:

Apocalipse 3:1-6:
1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
2 Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Mesmo recebendo críticas de algumas pessoas que dizem que meus textos são muito erudito demais, eu vou continuar fazendo do mesmo jeito sempre.

E para te situar, vou falar mais uma vez de história. Então vamos lá:

Tiatira representava a igreja que conhecemos hoje como Igreja Católica Apostólica Romana. Igreja esta que dominou o mundo, por aproximadamente mil anos.

Nestes mil anos, a humanidade não produziu invenção alguma. Os campos artísticos e científicos ficaram estagnados.

E também, neste período, a crença em Cristo foi deturpada, criando uma religião que não agrada, em nada, ao nosso Senhor. (Estou falando isto tendo por base à própria Bíblia, tá?)

E como na profecia de Tiatira, existiram alguns que não se contaminaram com esta falsa crendice. E um dos mais proeminentes foi Martinho Lutero.

Este teólogo era abade de Wittenberg, na Alemanha. E ele era um padre contrário a toda enganação que a igreja católica realizava. E, em 31 de Outubro de 1517, ele chegou ao extremo.

Naquele dia, ele não abriu a igreja, e afixou um texto onde ele colocava 95 razões, baseadas na Bíblia, para que as pessoas não comprassem as famosas “indulgências”.

{Nota do Cavaleiro: Indulgência é, segundo a crença católica, a compra do perdão dos pecados. Durante este período, que coincide com a construção do Vaticano, a igreja tava vendendo muitos a torto e a direito, para ter verba para realizar a construção de tão magnífica obra. No estudo sobre Tiatira, há menção sobre o entendimento do Senhor sobre tais práticas.}

Tal atitude, por parte de Lutero, gerou um atrito gigantesco com a liderança do Papa, ocasionando o rompimento dele, e das pessoas que o seguiam, com a igreja católica, criando o movimento conhecido como “Reforma Protestante”.

O lema dos reformadores era “SOLA FIDES, SOLA GRATIA, SOLUS CHRISTUS ET SOLA SCRIPTURA”. Traduzindo do latim “SOMENTE PELA FÉ, SOMENTE PELA GRAÇA, SOMENTE COM CRISTO E SOMENTE SUA PALAVRA”.

A partir de então, a humanidade passou a viver tempos melhores, pois o cristianismo voltou a pregar a boa nova, que é salvação do homem por meio da fé em Jesus Cristo.

Uma vez que só a Graça Dele é requisito para a salvação da humanidade.

E a forma como os reformadores tratavam da palavra de Deus fez com que os pesados encargos do catolicismo fossem retirados de cima das nações que aceitavam a fé reformada.

{N.C: Muitos pensadores, como Weber, acreditam que os países mais ricos e poderosos do mundo só se tornaram o que são pelo fato de sua população ter aceitado e praticado a fé reformada. Porém isto não tem nada a ver com teologia da prosperidade, e sim com o fato de que, uma vez que o homem vivia sem a repressão que o catolicismo criava, se tornava mais livre para acumular conhecimentos e riquezas, algo que a igreja romana tratava como pecado.}

Ou seja, os reformadores foram os pastores que guiaram o rebanho de volta para a busca da verdade.

Só que, nesta busca pela verdade, foi-se negligenciados os sussurros do Espírito Santo no seu meio.

Assim, fica-se evidente o problema que as igrejas reformadas sempre tiveram: o discernimento para reconhecer a ação do Espírito Santo e a concessão dos Dons Espirituais.

Um dos primeiros países a aceitar a fé reformada foi à Alemanha. E, por conseguinte, os primeiros seminários teológicos reformados foram instalados lá.

{N.C: Lutero era alemão e Calvino era Suíço e foi educado na Áustria.}

Contudo, no século XVII, o iluminismo começou a sacudir a Europa no campo do pensamento humano, e na Alemanha surgiu a “Escola de Alta Crítica”. Uma corrente de pensamento que começou a aplicar a metodologia científica para o pensamento humano e movimentos sociais.

E, em decorrência de tal, as teorias sobre a “verdadeira” autoria da Bíblia e o Racionalismo Moderno proposto por eles para explicar os milagres descritos na Sagrada Escritura não foram rechaçados, pois não havia discernimento espiritual para resistir a tal.

E por ter rejeitado o Espírito Santo, também rejeitaram a Verdade.

Exposto a história, vamos a exegese.

A palavra Sardes significa “o remanescente”. Ou seja, esta igreja representa a igreja reformada, pois ela representa aqueles que não se contaminaram com o engano que a igreja católica trouxe a humanidade.

Já na primeira parte do versículo 1, Jesus se apresenta como o “Doador do Espírito Santo, fazendo a igreja de Sardes (igreja reformada) se lembrar Dele neste aspecto.

E neste versículo ele afirma que esta igreja está morta, pelo fato de negligenciar ao Espírito Santo.

Quando conversava com a mulher no poço, Jesus afirma o seguinte: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.(João 4:24) Ou seja, é mister que o adoremos de forma plena, sem restrições em nossas mentes, corações e espíritos.

No versículo 2, Jesus corrobora com tal entendimento, pois Ele vê as boas obras de Sardes como imperfeitas, já que as mesmas eram feitas sem a confirmação do Espírito Santo, uma vez que Ele foi negligenciado.

No versículo 3, Ele aconselha aos de Sardes de se lembrar do que tem recebido, guarda-lo e arrepender-se de seus erros.

Pode parecer uma imbecilidade o que vou falar, mas é a grande verdade sobre esta igreja em meu coração.

Sardes representa um segmento da igreja que trabalha, e trabalha duro, para diminuir a Deus e suas bênçãos a ponto de caberem, confortavelmente, em suas mentes. Sem gerar arrependimento, correção de caminhos ou mudança de vida. Pois os mesmos querem uma crença racional e palatável.

Geralmente, estas pessoas, quando enfrentam a provação, vêem que este Deus diminuído não é suficiente para os seus corações. Pode parecer não ter nada em comum, mas uma coisa que vemos crescer, e muito, nos últimos tempos é o número de crentes com depressão, síndrome do pânico...

Inconstantes quanto a sua fé, pois os mesmos não conseguem contemplar a presença de Cristo em suas vidas, uma vez que quem dá isso é o Espírito Santo.

Sem falar que Jesus, neste mesmo versículo, promete vir como um ladrão sobre esta igreja, haja vista que, por não receber o entendimento do Espírito Santo sobre as profecias, não saberão que momento Ele retornará. (E acredite, está próximo...)

Contudo, existe um remanescente em Sardes, que recebe este entendimento, os quais Ele terá prazer em apresentá-los a Seu Pai como filhos Dele.

Acredito eu serem as pessoas que, mesmo dentro de igrejas Sardes, sempre pedem direção ao Espírito de Deus, e sempre estão atentas a aquilo que ele tem para o orientar.

Eu vivi experiência parecida com esta profecia. Vi uma geração inteira de jovens de uma igreja ser desgarrada por falta de discernimento espiritual da liderança dela.

Mas imagino que será melhor quando eu relatar esta experiência quando eu estiver falando de Laodicéia, e lá você entenderá o porquê.

A Parábola do Tesouro Escondido descreve o entendimento de Cristo sobre as igrejas Sardes. Pois somente aquelas pessoas que, tendo encontrado um tesouro que estava oculto (o Espírito Santo) vendem tudo que tem (seus valores “culturais”) e compra aquele campo (vida plena com Deus, em espírito e em verdade, que é o perdão pelo Sangue e instrução pela Palavra e o Espírito), conhecerão ao Reino de Deus.

A Carta de Paulo aos Romanos (também conhecida como o Evangelho segundo Paulo) também contribui para nosso entendimento sobre as admoestações contra a igreja de Sardes.

Bem, queridos, vou ficando por aqui. Mas, antes vou fazer uma breve constatação.

Tiatira e Sardes, que são as duas filhas mais velhas do casamento misturado, representaram tudo que era o cristianismo do século XVI até o século XIX, quando houve um novo avivamento.

Mas sobre isto vou tratar na próxima postagem.

Fiquem na Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário