domingo, 9 de novembro de 2008

A Tábua das Nações – A descendência de Sem

Saudações, amigos da liga do bem, tudo bom com vocês?

Cara, agora eu estou conseguindo colocar a cabeça no lugar, depois de tudo o que aconteceu na minha vida pessoal, pois eu passei por uma tempestade bem forte nos últimos dias. Mas tenho certeza de que tudo está acontecendo pela vontade e direção do Senhor.

Mas como aqui não é o espaço para eu ficar relatando fatos da minha vida, vou continuar com a série sobre a Tábua das Nações, e hoje eu vou falar sobre a descendência de Sem.

Para tanto, peço que prestem atenção no texto que segue:

Gênesis 10:21-32:
21 E a Sem nasceram filhos, e ele é o pai de todos os filhos de Eber, o irmão mais velho de Jafé.
22 Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã.
23 E os filhos de Arã são: Uz, Hul, Geter e Más.
24 E Arfaxade gerou a Selá; e Selá gerou a Éber.
25 E a Éber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra, e o nome do seu irmão foi Joctã.
26 E Joctã gerou a Almodá, a Selefe, a Hazarmavé, a Jerá,
27 A Hadorão, a Usal, a Dicla,
28 A Obal, a Abimael, a Sebá,
29 A Ofir, a Havilá e a Jobabe; todos estes foram filhos de Joctã.
30 E foi a sua habitação desde Messa, indo para Sefar, montanha do oriente.
31 Estes são os filhos de Sem segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, nas suas terras, segundo as suas nações.

Bem, seguindo a sistemática que eu venho utilizando nesta série de estudos, vou colocar um quadro com a árvore genealógica da família de Sem para que vocês possam entender as explanações posteriores.



Bem gente, diferente do que aconteceu com as descendências de Jafé e Cão, a descendência de Sem não deixou muitos rastros na história, quanto a criação de nações ou povos. Porém, foi da descendência de Sem que veio a maior benesse que Deus poderia dar a humanidade, pois Jesus é seu descendente.

Mas podemos fazer algumas observações importantes sobre o próprio Sem, bem como alguns de seus descendentes. Então vamos lá:

Sem – O significado de seu nome é “Nome”. E ele é visto como o pai de todos os filhos de Éber, seu bisneto, que é o precursor do povo Hebreu. Daí a razão de todos os povos judeu e árabe serem conhecidos como “Semitas”. Embora, pelo fato de os árabes serem descendentes de Ismael (filho ilegítimo de Abraão) e não de Isaque (filho da promessa), bem como a mistura com outros povos, fizeram com que eles perdessem esta identidade.
Outro fato importante sobre Sem é que quando ocorreram os acontecimentos da Torre de Babel, ele ainda estaria vivo, e teria ido contra a rebelião contra Deus pregada por Ninrode, não tomando parte deste movimento.

Elão – Não há nenhuma referência histórica sobre sua descendência.

Assur – Foi de sua descendência, influenciada pelas idéias de Ninrode, que surgiu o Império Assírio, que foi a segunda tentativa de se criar um império universal na história da humanidade. (A primeira foi dos egípcios, descendência de Mizraim).

Arfaxade – Foi o avô de Éber.

Selá – Foi o pai de Éber.

Éber – Como eu já disse anteriormente, o povo Hebreu descende deste bisneto de Sem, e como sua descendência não se misturou com outros povos, ela é a única reconhecida hoje como “povo semita”. Aliás, uma especulação que é feita por alguns eruditos é a de que o hebraico foi a primeira língua falada da humanidade, e que quando os acontecimentos da Torre de Babel ocorreram, somente esta família não teve sua linguagem alterada, o que lhes permitiu permanecer na região que habitavam.

Peleque – Seu nome significa “repartição”, pois teria nascido durante os dias dos acontecimentos da Torre de Babel, e conseqüente repartição da terra.

Joctã – De sua descendência que nasceu Abraão.

Lude – Sua descendência também foi responsável pela formação da civilização grega.

Arã – Sua descendência também habitou a região da Mesopotâmia e contribuiu para o surgimento da civilização dos caldeus. Abraão habitava esta região antes de ser comissionado por Deus para ser o “pai da Fé no Deus Único”.

Bem amigos, como vocês podem ver, o mais importante que ficou para a história sobre a descendência é o fato de que dele descende Jesus Cristo, que é o salvador da humanidade.

Como eu disse para vocês, esta série um pouco mais didática, e menos reflexiva como as outras que eu escrevi.

Então, eu vou ficando por aqui, e em breve retornarei com a conclusão sobre esta série.

Fiquem na Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário