quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Bichos Estranhos – Livro de Daniel

Saudações, amigos da liga do bem. Tudo bom com vocês?

Gente, nestes últimos dias eu tenho visto uma série de coisas que me convencem, a cada dia que passa, que o Nosso Salvador está retornando para nos salvar. E isto tem me deixado muito feliz mesmo. E olha que eu não venho atravessando um momento muito propício da minha vida. Mas, parafraseando a Paulo, eu digo que só a graça do Senhor me basta.

E por causa disto, eu vou continuar a postar neste blog. E como vocês sabem, eu iniciei uma nova série de postagens, que denominei como “Bichos Estranhos”, pois nela eu falarei sobre um tipo de visão profética que gera muita controvérsia.

Os famosos animais e bestas que existem em toda a extensão dos textos proféticos da Sagrada Escritura.

E para tanto, eu peço que vocês prestem atenção no texto que segue:

Daniel 7:1-8
1 No primeiro ano de Belsazar, rei de babilônia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça quando estava na sua cama; escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas.
2 Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando na minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar grande.
3 E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.
4 O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem.
5 Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne.
6 Depois disto, eu continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha quatro asas de ave nas suas costas; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio.
7 Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.
8 Estando eu a considerar os chifres, eis que, entre eles subiu outro chifre pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas.


O primeiro momento que a Bíblia apresenta uma figura profética de “Bichos Estranhos”, seguindo a ordem de encadernação proposta por Lutero, é justamente neste trecho do livro de Daniel.

Neste trecho, ele escreve sobre um sonho que teve e o deixou profundamente perturbado. Se você tiver a curiosidade de continuar a ler o texto, perceberá que ele muito orou para poder entender o que significava tudo aquilo.

Aliás, quem nunca teve um sonho perturbador? Eu tive vários já. Aliás, os tenho até hoje. (Só a minha terapeuta sabe como são sinistros meus sonhos.)

Mas voltando ao estudo, graças a oração de Daniel e movimento da história universal, é que podemos interpretar o que significa esta visão de Daniel, pois estes animais foram quatro grandes impérios que surgiram, com a pretensão de dominar todo o mundo. São eles:

Leão – Império Babilônico

Urso – Império Persa

Leopardo – Império Helenístico

Criatura Terrível – Império Romano

Este sonho de Daniel, pra falar a verdade, é o mesmo sonho da Grande Estátua que o rei Nabucodonosor teve no capítulo 4 do mesmo livro.

Naquele sonho, assim como neste, mostra como seria a sucessão dos grandes impérios sobre o mundo. Só que lá a simbologia seria esta:

Cabeça de Ouro – Império Babilônico

Tórax e Braços de Prata – Império Persa

Abdome e “Ancas” de Bronze – Império Helenístico

Pernas de Ferro – Império Romano

Nos dois sonhos aparecem duas figuras que dão margem pra muitas interpretações, que seria os pés de ferro e barro da estátua, e o pequeno chifre da criatura terrível.

Agora você me pergunta: “Tá certo, Cavaleiro. Se os dois sonhos mostram a mesma coisa, por que eles têm figuras tão diferentes?” Eu explico.

Minha terapeuta segue a doutrina de psicanálise de K. Jung, e seguindo o princípio deste pensador, aquilo que sonhamos é, na realidade, fruto daquilo que possuímos no nosso subconsciente. E Nabucodonosor tinha uma formação de caráter completamente diferente de Daniel. Pois ele era, naquele momento, o homem mais importante do mundo. O “Barack Obama” de sua época. E para ele, a idéia de possuir um “império universal” era uma coisa boa. Daí o porquê dele ver a sucessão dos “impérios terrestres” por meio de uma estátua, feita com vários tipos de metais.

Já Daniel, que era um profeta do Senhor, teve seu caráter formado pelo próprio Espírito Santo. E, portanto, ele via esta idéia de um “império universal” como algo que afrontava diretamente ao desejo do Senhor para os homens. Daí o motivo dele ver a real natureza destes impérios, que lhe foram mostradas por Deus como animais terríveis.

Mas, em suma, os dois sonhos são a mesma mensagem. Porém, como Daniel era um profeta do Senhor, ele viu e entendeu muito mais coisas que não foi permitido que Nabucodonosor entendesse. O que eu vou mostrar para vocês nas próximas postagens deste primeiro módulo da série “Bichos Estranhos”.

Bem amigos, eu vou ficando por aqui, porque estou ficando com sono.

Fiquem na Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário