quarta-feira, 19 de março de 2008

Tempos Difíceis - parte I

Saudações, amigos da liga do bem, tudo beleza?

Faz um bom tempo que eu não atualizo este blog.

E muita aconteceu. E muita coisa mesmo!

Quando eu me prontifiquei a criar este blog, era pra discutir um tema: ESCATOLOGIA.

Pra quem não sabe, escatologia é um ramo da teologia que estuda as profecias dos fim-dos-tempos.

Daí também o porquê do título deste blog. Mas não vou explicá-lo hoje. E sim, falar sobre um assunto que está na mídia, até porque ele tem a ver com escatologia.

Leiam a seguinte passagem:

2º Timóteo 3:1-9.

1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta- te também desses.
6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7 sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.
8 E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles.

Neste trecho, o apóstolo Paulo escreve um dos textos mais importantes pra se entender o que acontece com o mundo a nossa volta. Os homens não mais serão. Eles SÃO.

SÃO amantes de si mesmo. SÃO gananciosos. SÃO tudo isso que Paulo cita nessa passagem.

No momento que está sendo escrito este post, está passando na TV Globo uma matéria no Fantástico que discute o motivo pelo qual jovens de classe média, bem resolvidos, de forma financeira e social, agridem, de forma gratuita, uma empregada doméstica. Nesse caso, eles discutem, porque anteriormente, quando um adolescente arrastou uma criança com um carro, a mesma pediu a cabeça dele.

Como podem ver, neste mundo existe “dois pesos e duas medidas”. E sabe por quê? Por causa de tudo aquilo que Paulo escreveu neste pequeno trecho de sua última carta a Timóteo. Porque os homens SÃO tudo aquilo que ele escreveu.

E, infelizmente, são valores sociais que são até incentivados hoje em dia. Pois afinal de contas, o que vale hoje em dia é mais a competição que a cooperação.

(Nossa, estou me desviando do tema)

Violência. A violência é uma constante social. Ela sempre existiu, pois é um recurso humano. Desde quando o mundo surgiu, a violência esteve presente. Não dá prá vivermos sem ela.

Porém, ela se torna um problema quando está acompanhada de suas “companheiras”, que no caso, são todas as qualidades existentes na passagem acima citada.

E este é o ponto que eu quero chegar. Não se pode existir nada de bom enquanto no coração do homem for movido por sentimentos tão ruins. Não se pode esperar nada de bom numa sociedade onde tais valores são regra. Por isso, meu amigo, enquanto você lê este texto, pense: Como anda seu coração? O que você tem cultivado nele? Você é mais um daqueles de quem devemos fugir?

Pense. Reflita. Questione. Não seja mais um na multidão, que se deixa levar pelas coisas que colocam na sua cabeça.

Eu ainda não terminei. Mas vou parar por agora. Vou refletir mais sobre esta passagem, e talvez, com isso, nós possamos fazer algo de melhor a este mundo.

Ou melhor de tudo, orar para que Jesus venha rápido.

Boa noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário