quarta-feira, 19 de março de 2008

Tempos Difíceis - parte III (O Cavaleiro Branco)

Saudações, amigos da liga do bem, blz?

Estou continuando com a série “tempos difíceis”. E, olha a beleza, já estou na terceira parte! Pra um cara que tem a fama de nunca concluir o que começa, até que eu estou indo bem...

Mas vamos lá. No post anterior, eu indiquei a vocês que estaria fazendo, a partir daquele, uma série de reflexões sobre os quatro cavaleiros do apocalipse e seu papel nos tempos difíceis nos dias de hoje.

E como eu disse, estaria começando com o cavaleiro branco.

Peço a vocês que prestem atenção neste texto:

Apocalipse 6:1 e 2:

1 E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
2 E olhei, e eis (1) um cavalo branco; e (2)o que estava assentado sobre ele tinha um arco; (3) e foi-lhe dada uma coroa, e saiu (4) vitorioso, e para vencer.

Esta é a descrição que consta no livro de Apocalipse 6:1 e 2 sobre o cavaleiro branco. Percebam que eu fiz algumas marcações nesta passagem.

Fiz elas por um único motivo: o meu professor no estudo da Palavra de Deus sempre ensinou que a Bíblia é auto-explicativa, ou seja, nela sempre encontramos as respostas que procuramos, ou temos nossas dúvidas sanadas quando nos encontramos diante de um texto de difícil compreensão.

Daí o porquê destas marcações. Elas são referências a outros textos bíblicos, os quais eu estarei colocando em seguinte, como também, explanarei sobre cada um deles, concluindo com uma interpretação total sobre esta figuração.

1) Zacarias 1:8 - Olhei de noite, e vi um homem montado num cavalo vermelho; e ele estava parado entre as murtas que estavam na baixada; e atrás dele estavam cavalos vermelhos, malhados e brancos.

Zacarias 6:3 - E no terceiro carro, cavalos brancos, e no quarto carro, cavalos malhados, todos eram fortes.

2) Salmos 45:4-5 – E nessa majestade cavalga prosperamente,
pela causa da verdade e da justiça;
e a tua destra te ensinará proezas.
As suas setas são agudas,
penetram o coração dos inimigos do Rei;
os povos caem submissos a ti.

3) Zacarias 6:11 – Recebe, digo, prata e ouro, e faze coroas, e põe-nas na cabeça de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote.

4) Mateus 24:5 – Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.

Como pode se observar, as passagens referidas apresentam um conquistador. Não necessariamente Jesus, ou mesmo o Anticristo, como alguns teólogos mais doidos que eu conheço afirmam. Ele se trata de um conquistador que tem autoridade, pois esta lhe foi dada. Mas a pergunta é: dada por quem?

Meditando sobre isso, podemos levantar só uma única afirmativa: por Deus! Pois como diz a própria Palavra, o Poder pertence ao Senhor. E aí é que está o ponto. Perceberam que na referência (4) o próprio Jesus afirma que virão muitos em seu Nome, e enganaria a muitos. O que só me fazem crer em uma única coisa: este cavaleiro branco é uma alegoria à Igreja do tempo dos últimos dias, e sua ação no mundo.

Repare em algumas coisas:

A Igreja foi espiritualmente instituída por Cristo para propagar a Boa Nova do Evangelho para todas as criaturas da Terra. Esta, como Jesus falou para Pedro, seria tão poderosa que “as portas do Inferno não prevaleceriam contra ela”. Ou seja, ela foi feita pra caminhar pelo mundo, causando impacto, e modificando o mundo através de sua ação.

Porém, existem muitos na Igreja que dizem ser servos de Deus, mas que na realidade enganam a muitos, agindo de forma que não condizem com os verdadeiros “valores cristãos” (embora eu odeio termos como estes, pois me soam hipócritas demais). Mas mesmo assim, ela vem caminhando, e vencendo.

Assim, só posso dizer que, mesmo com todos os entreveros, a Igreja permanece.

Sempre está acontecendo algo que põe em xeque a credibilidade, e a própria existência da Igreja, mas ela permanece. Não é nenhuma novidade que sempre enfrentamos nos nossos meios pedófilos, chauvinistas, criminosos, especuladores...

E não precisa ir muito longe não!

Aqui no Brasil, temos líderes religiosos que estão interessados em viajar pra Miami, comprar carros importados, roupas de grife, estar nas colunas sociais e na capa das revistas semanais...

Mas mesmo assim, ela permanece caminhando e vencendo.

Assim, eu deixo uma conclusão, e um apelo:

A Igreja continua sendo a instituição que o Senhor escolheu para espalhar sua palavra (por meio do arco); tem a autoridade que vem diretamente do alto (a coroa que lhe foi entregue); e ela tem uma única missão: vencer! O destino da Igreja de Deus é a vitória.

Assim, meus amigos, eu peço: não percam tempo com campanhas disso e daquilo, com pregações inúteis, com “ministérios” que em nada acrescentam ao mundo em que vivemos, pois esta é a tática do Inimigo para nos ludibriar. Pois é única coisa que ele pode fazer contra nós, já que nosso destino é a Vitória.

Abraços, amigos da liga do bem.

Em breve eu retorno, com a interpretação do cavaleiro vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário