quinta-feira, 22 de março de 2012

BICHOS ESTRANHOS - A BESTA ESCARLATE

Saudações, amigos da liga do bem!

Tranquilos?

Está me fazendo bem retomar os estudos e postagens deste blog, viu? Me deixei levar por várias distrações mundanas, que me fizeram muito mal, a ponto de me desesperar e surtar.

Mas ainda bem que Deus continua comigo e usou a boca de um pregador para me despertar. Muito Obrigado por isso Senhor!

Hoje vou falar sobre sobre o quarto, e último, animal que João viu quando recebeu a Revelação do Fim dos Tempos, que ficou conhecida como Apocalipse, diretamente do Espírito Santo de Deus. Para tanto, peço que prestem atenção na seguinte passagem:

Apocalipse 17.1-18

1 Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
2 com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição.
3 Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres.
4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição;
5 e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra.
6 E vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue dos mártires de Jesus. Quando a vi, maravilhei-me com grande admiração.
7 Ao que o anjo me disse: Por que te admiraste? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a leva, a qual tem sete cabeças e dez chifres.
8 A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir.
9 Aqui está a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada;
10 são também sete reis: cinco já caíram; um existe; e o outro ainda não é vindo; e quando vier, deve permanecer pouco tempo.
11 A besta que era e já não é, é também o oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição.
12 Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta.
13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.
14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.
15 Disse-me ainda: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.
16 E os dez chifres que viste, e a besta, estes odiarão a prostituta e a tornarão desolada e nua, e comerão as suas carnes, e a queimarão no fogo.
17 Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele, chegarem a um acordo, e entregarem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.
18 E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.









Gente, é o seguinte: falar de profecias é uma coisa extremamente complicada. mas muito complicada mesmo. Pois, geralmente, a linguagem profética é cheia de figuras que, a primeira vista, aparentam não ter sentido nenhum.

Creio que isto ocorre pelo mesmo motivo que o próprio Cristo usou de parábolas para trazer as boas novas do Reino. Ou seja, as mensagens contidas nos textos proféticos não devem ser encaminhadas para qualquer pessoa, e sim, somente para aqueles a quem Ele escolheu, pois como está escrito na oração sacerdotal, transcrita em João 17, Ele não veio pelo mundo, mas por aqueles que são Dele, e que estão no mundo.

Mas uma coisa é fato. É muito difícil você falar sobre uma profecia antes que ela tenha se cumprido. Daí o porquê que muitos colocam em xeque os textos contidos no livro do apocalipse, principalmente na figura desta besta que apresento hoje, já que se criaram muitas interpretações para ela.

Como uma, por exemplo, que coloca tal cumprimento dela na queda de Jerusalém promovida pelo Império Romano. Outros colocam na queda do próprio Império Romano, que viria a ocorrer não muito tempo depois de entregue esta revelação.

Durante muito tempo, eu mesmo cri que tal figura faria referência aos grandes sete impérios, ou reinos, como preferir, que fizeram oposição ao povo de Deus, a saber, Egípcios, Assírios, Babilônios, Medo-Persas e Gregos (os cinco que foram); Romanos (o que era naquele momento); Alemanha Nazista (que quando viesse, duraria pouco tempo), e por fim, o oitavo reino que será o reino do Anticristo, sendo que o mesmo viria da falsa  igreja, representada pela prostituta, mas que a própria seria destruída pelo próprio anticristo.

Quando se fala da figura desta mulher, não podemos esquecer que ela é a figura oposta a mulher vestida de sol que é perseguida pelo Dragão. Ou seja, se tal mulher (a vestida de sol) representa a igreja fiel à Cristo, a prostituta escarlate representa a igreja infiel à Cristo. Lembrando que tal tipo de igreja existe, como deixa claro as cartas encaminhadas as igrejas da Asia Menor, que já foram alvo de postagens deste mesmo cavaleiro.

E por causa disso que começo a dar crédito a seguinte interpretação: Como a sete cabeças da criatura seriam sete montes. Ou seja, a criatura representa uma cidade que foi edificada sobre sete montes. Assim como Jerusalém e Roma.

Mas lembram da profecia de Daniel sobre a Criatura Terrível? Quando escrevi sobre sua interpretação, eu deixei claro que Roma, diferente dos outros três impérios anteriores, queria anexar todo o mundo conhecido. Com um detalhe, todo o seu território era considerado extensões da cidade de Roma!

Logo, uma das duas cidades de sete colinas, ou seja, Roma, dominou muitos povos, línguas e nações. E como a história noticia, a Igreja Católica absorveu estes povos, línguas e nações. O que leva a muitos crerem que esta besta seria esta instituição, pois suas cabeças seriam os sete papas que assumiram, assumem e virão a assumir sua liderança, depois que a Santa Sé ganhou o status de Estado, com o Papa como seu Chefe de Estado. Sendo o oitavo, o anticristo.

Eu até interpreto que isso possa acontecer, mas para com a figura do Falso Profeta, pois, para mim, o anticristo virá de outro lugar...

Bem amigos, vou ficando por aqui, mas em breve volto com a conclusão sobre esta série de postagens.

Fiquem com Deus e maranata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário