quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A Tábua das Nações – A Descendência de Cão

Saudações, amigos da liga do bem...


Tudo bom com vocês?


Comigo tudo vai muito bem...


Aliás, eu só tenho que louvar a Ele por tudo o que está acontecendo na minha vida, pois a cada dia, percebo que Deus está mudando a minha sorte. Todos os problemas e enroscos que eu tinha me metido.


Já não sinto peso nenhum sobre minhas costas, e sei que, em breve, minha vida vai voltar a andar no caminho que o Senhor sempre planejou pra mim. Eu só tenho que agradecer a Ele por isto.


E uma das direções que eu sei que ele quer que eu siga é, justamente, ensinar sobre meus entendimentos sobre profecias.


E para tanto, nós temos de estudar a “Tábua das Nações”.


E hoje, nós vamos estudar hoje sobre a descendência de Cão, que, provavelmente, é o filho caçula de Noé. Para tanto, peço que prestem atenção no trecho que segue:

Gênesis 10:6-20.
6 E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
7 E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Deda.
8 E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra.
9 E este foi poderoso caçador diante da face do SENHOR; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR.
10 E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
11 Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá,
12 E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).
13 E Mizraim gerou a Ludim, a Anamim, a Leabim, a Naftuim,
14 A Patrusim e a Casluim (donde saíram os filisteus) e a Caftorim.
15 E Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete;
16 E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,
17 E ao heveu, ao arqueu, ao sineu,
18 E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
19 E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
20 Estes são os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.


Nos versículos acima transcritos, estou relatando a descendência de Cão.

E como eu fiz na postagem sobre a descendência de Jafé, eu vou colocar uma espécie de espécie de árvore genealógica para vocês entenderem as explanações posteriores.


Através da descendência do três filhos de Noé, a terra foi repovoada.


Acima, vemos qual é a descendência de Cão, que é o segundo filho relacionado na cronologia de Gênesis 10.


Porém, diferente do que aconteceu com a descendência de Jafé, nem todos os herdeiros de Cão fundaram uma nação sobre a terra.


A seguir, eu vou tentar mostrar para vocês as implicações desta descendência para o mundo que temos hoje.


Cuxe – Este é, provavelmente o filho mais velho de Cão. Acredita-se que o antigo Império da Etiópia tenha surgido a partir de sua descendência. Aliás, acredita-se que todo continente africano ao sul do Saara tenha sido povoado por ele e seus descendentes, pois no hebraico, a palavra ‘Cushe’ significa ‘Negro’. Dos seus descendentes, os únicos que existe registros na história são seu filho Ninrode e seus netos Sabá e Dedã.


Ninrode – Ele é um dos filhos de Cuxe, e sua implicação histórica é tão grande que eu vou ter que fazer uma postagem só para ele...


Sabá – De acordo com os arqueólogos W. F. Albright e Wendell Philips, a região povoada por Sabá ficava no sul da Arábia, do outro lado do Mar Vermelho em relação à atual Etiópia. Os Sabaenses do mundo antigo, segundo a geografia clássica, negociavam especiarias com o resto do mundo antigo. Devemos relembrar, também, que foi a rainha deste reino que foi visitar a Salomão em Jerusalém.

Dedã – De acordo com os arqueólogos já citados, Dedã provavelmente povoou a parte Norte do deserto da Arábia, que é a atual Arábia Saudita. A antiga capital da Arábia Saudita ainda é chamada de Dedã em muitos mapas hoje em dia.


Mizraim – Segundo a arqueologia oficial, este, que é o segundo filho de Cão, junto com sua descendência, são os precursores da civilização egípcia.


Casluim – Como o próprio texto bíblico afirma, o povo filisteu nasceu dos descendentes deste filho de Mizraim.


Pute – Acredita-se que o antigo Império da Líbia (incluindo a cidade de Cartago) tenha surgido a partir da sua descendência. Aliás, acredita-se que todo o continente africano ao norte do Saara tenha sido povoado por ele e sua descendência.


Canaã – Este é o filho caçula de Cão, e foi sobre ele que decaiu a maldição proferida por Noé, como reprimenda ou mesmo vingança, contra o seu pai. Foi sua descendência que povoou a Palestina, antes da chegada de Abraão, e que mais tarde, foi conquistada e destruída pelos hebreus, quando estes, guiados por Deus, empreenderam a conquista da terra prometida, conhecida hoje como Transjordânia.


Como vocês podem ver, alguns dos primeiros grandes impérios sobre a face da terra vieram de povos que são descendentes de Cão.


Sem falar que, atualmente, sua descendência inteira corresponde as regiões que correspondem aos países que hoje professam a fé islâmica.


Pode parecer uma mera coincidência, mas isto tem uma implicação profética muito grande.


Bem, meus amigos, eu vou ficando por aqui, pois como eu disse pra vocês, esta série seria mais explicativa e menos reflexiva.


Porém, como eu disse antes, vou ter que falar mais sobre Ninrode, e o que esta crise que estamos na economia tem a ver com este cara.


Fiquem na Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário