segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A Igreja de Cristo - Éfeso

Saudações, amigos da liga do bem...


Tudo bom com vocês?


Como eu havia planejado, estou dando início ao projeto “A Igreja de Cristo”, onde vou falar sobre as sete igrejas da Ásia, e as implicações proféticas disto.


E vamos começar a falar sobre a Igreja de Éfeso.


Para tanto, peço que prestem atenção no texto que segue:


Apocalipse 2:1-7:


1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:

2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.

3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.

4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

6 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.


Pois bem. A palavra grega que deu origem a este nome significa querida, amada ou companheira escolhida.


Só por isto se percebe a quem o Senhor se refere quando fala desta igreja. Ele se refere à primeira igreja, ou comumente conhecida como “Igreja Primitiva”. A igreja que foi formada pelos primeiros companheiros dEle.


No livro de Atos dos Apóstolos podemos ver algumas das dificuldades que esta igreja enfrentou, e a postura que esta igreja teve para enfrenta-las.


E como se percebe, ela foi uma igreja vitoriosa no enfrentamento daqueles que pretenderam contamina-la com falsos ensinos. Daí o porquê da menção honrosa dos versículos 2 e 3, já que ela também era diligente no trabalho.


Contudo, por ser tão preocupada com o trabalho nas coisas do reino, ela começou a esquecer de seu próprio relacionamento com Jesus. E Ele, preocupado com isso, fez questão de criticá-la, como está descrito no versículo 4.


E no versículo 5, Ele faz uma importante admoestação, pois Jesus mesmo afirma que, caso aquela igreja não retornasse ao seu primeiro amor, o castiçal dela seria removido, ou seja, ela não mais seria igreja dEle.


Porém, no versículo 6, ele afirma que gosta da postura moral que ela mantém, já que esta igreja odiava as obras dos nicolaítas, as quais ele também odiava.


E quem, daqueles que está dentro desta igreja, vencesse este seu desafio, comeria da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.


Pois bem, depois deste breve exercício de hermenêutica, vamos as reflexões:


Eu sou membro de uma igreja de teologia mais tradicional. E lá, encontro uma maior sobriedade e seriedade para com as coisas de Cristo. É muito difícil ver algum dos membros “fazendo macaquices” o “proferindo profetadas” se dizendo estar sob a influência do Espírito Santo.


E, sabe meus amigos, eu adoro isto. Acredito que as coisas de Deus devem ser tratadas com seriedade.


Porém, eu vivi, (e vivo ainda) neste dilema que atacou a igreja de Éfeso. Muitas vezes, nas atividades que a igreja promove, vejo uma preocupação excessiva com formas, roteiros e esquemas, e aquilo que é o principal, que é busca pela presença de Jesus e a ação do Espírito Santo, são jogados para escanteio.


E sabe, isto acaba sendo muito frustrante. Em uma de nossas atividades, que é um trabalho específico na evangelização de jovens, vejo isto constantemente acontecer.


Mas não quero ficar falando de nada, só usei um exemplo daquilo que está do meu lado para ilustrar a explanação que o próprio Cristo fez.


E sabe o que, pelo menos eu, acho extremamente engraçado? É o versículo 6. E para vocês entenderem a piada é necessário uma explicação antes.


Os nicolaítas eram uma seita que pregava a junção entre o cristianismo e o paganismo. Ou seja, eles queriam introduzir a imoralidade sexual e os ritos sacrificiais do paganismo romano no seio da igreja cristã.


E Jesus não queria, e ainda não quer, isto no seio da igreja.


Taí o que eu chamo de humor de Jesus. Ele entende que o homem deve manter uma certa pureza moral e ética, mas ele mesmo não vê isto como essencial no relacionamento entre Ele e o homem.


Engraçado, né?


E tem muito pregador que prega justamente o contrário!


Gente. Entenda uma coisa. Jesus não quer atividades, não quer projetos, não quer gente moral mente irrepreensível...


Ele quer corações puros. Firmados na sua Palavra. E que tenham consciência da dependência d'Ele. Como Ele mesmo fala na parábola do semeador. E que, por sinal, é o tema da Carta de Paulo aos Efésios.


Bem, amigos, eu vou ficando por aqui. Até a próxima, onde eu vou estar falando sobre a igreja de Esmirna.


Fiquem na Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário